sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Diário de Bordo do Plaz # 3








          Durante a viagem a Visconde de Mauá debati com Mandy a questão do todo e as partes, ora bolas andei lendo Capra e fixei na mente a ideia de que o todo é mais importante do que as partes. Partimos para Santina, terra encantada, frio daqueles que faz todo mundo se esconder nas roupas.

Passeamos em meio a uma quantidade enorme de pássaros, alguns mais coloridos outros capazes de cagar na sua cabeça desatenta. Cachorros também existiam aos montes uivando em meio à beleza das montanhas que nos cercavam.


O progresso político naqueles dias havia asfaltado partes da cidade e cada morador com seu bom dia particular possuía seu candidato colado em seu coração.


Subidas morro acima e mais montes por cima poderia deixar qualquer pulmão mais penoso, mas não o nosso que subindo rindo e descobrindo a beleza incrível das montanhas sagradas.


Não acendemos a lareira pra falar a verdade, mas queimamos outras coisas e despistamos a loucura da cidade grande por aqueles dias.


O tempo escondia o sol sob as nuvens enquanto meditávamos sobre as cachoeiras. Os mochileiros esqueceram uma das regras básicas: a toalha.
Mais sorte para a próxima vez.


A noite um caleidoscópio de luzes capazes de uma invasão alien. Mundos paralelos, espelhos nas paredes e degustação de cervejas foram feitas. O vinho jaz esquecido junto com a lareira.


Os deuses das cachoeiras novamente brincavam comigo e logo subitamente uma sensação percorria todo meu corpo, podia ser também as trutas abençoadas ou a bomba inatômica, porem deixo a dúvida para vocês caros leitores. Mandy rapidamente pegou Sartre e recitou o seu conteúdo me salvando de quaisquer infortúnios.


A partida é sempre uma sensação de deixar algo de nós pelo lugar, mas viajar é sentir. Tivemos contratempos com conduções loucas capazes de nos fazer beber para esquecer e durante esse meio tempo um cozinheiro que me lembrou de Gonzola, nos dava vivas dicas de Visconde e seus anexos.


Aquecidos pela bela companhia partimos rumo ao nosso mundo sem esquecer o canto das águas e toda sua verdade – Capra está certo – o todo é mais importante do que as partes.







Plaz Mendes

sábado, 11 de outubro de 2014

Jukebox




Modest Mouse 







Well we scheme and we scheme but we always blow it
We've yet to crash, but we still might as well enjoy it
Standing at a light switch to each east and west horizon,
Every dawn you're surprising,
And the evening was consoling
Saying "See it wasn't quite as bad as"










     A ideia do clipe foi de Heath Ledger que mor­reu antes de poder finalizá-lo. Seus com­pa­nhei­ros da pro­du­tora terminaram o trabalho.


















"Both hassle men
Half like a joke
Trying to make another joke
Laugh, haha"












Sois Gratos!

terça-feira, 7 de outubro de 2014

O Acordo

Henry Darger





         Uma sala, duas cadeiras e uma enorme mesa. Nela continha um banquete para reis. Contudo ele fora feito para dois generais que com seus exércitos de lado opostos esperavam a hora certa de entrar. A reunião para a paz havia de começar.

Os dois líderes sentaram e começaram suas referidas homenagens e tratamentos. Atrás das portas, divididos pela pequena cabana, um intenso apanhado de homens, cansados de morrer, loucos para matar, uma imensidão capaz de assaltar o mundo; hábil em destruí-lo. Cortado por ligas, paises, cantões, moedas, medo. O fim daquela briga estava nas mãos dos seus comandantes, melhor dizendo, nas palavras deles.

O grande homem de brancos fios deu partida com sua verborragia, neste momento ninguém ficou na sala para escutar o seu discurso, apenas e é claro o outro senhor que apesar dos cabelos claros, ostentava um terrível talho no rosto. Quando terminou, ininterruptamente a boca do outro gesticulou com grande desenvoltura, nada sabemos dos ouvidos trabalhando, ponto. Não chegaram a nenhuma conclusão, minto; decidiram que os termos estavam meios incompreensíveis para ambos. Então. Cada um resolveu ao seu modo explicar conceitos, palavras do seu já dito discurso.

Não chegaram a nenhuma conclusão, repito; ficaram mais perdidos por que a explicação carecia de entendimento dos dois lados. A expressão contorcia-se, o coração acelerava e ninguém negava o grande esforço que aquelas bocas estariam enfrentando em nome da paz. Uma solução esfriou o ambiente, que tal se cada um conceituasse o discurso do outro? Nada mal, pensamos, pensaram, tentaram. A nenhuma conclusão chegaram, desisto; Um rato sorrateiro imaginou:

E se aplicassem as ideias a idiomas diferentes?

Contudo, tarde demais, noite; Os dois chefes levantaram das cadeiras e caminharam. Cada um para diante de seu batalhão.

Gritaram palavras de ordem para os homens que ali, ansiosos esperavam;

_ Guerra!

_ Bélico!

Neste momento único da historia, todos se entenderam. Logo se tornou claro que a única palavra que servia era matar, o único acordo que resolvia tinha de ser assinado com sangue.


E foi selado.


Por Thiago Mendes

sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Reflexões




Ikebana




Quando o homem nasce é brando e flexível; mas ao morrer torna-se duro e rígido.

Quando as plantas vivem são suaves e tenras; mas ao morrer murcham e secam.


Por isso, a dureza e a rigidez são companheiras da morte, e a suavidade e a flexibilidade são companheiras da vida.


Por isso, um exército poderoso será derrotado, a árvore que cresce será derrubada pelo machado.


O que é duro e rígido, declina.


O que é suave e flexível, prospera.




LXXVI , pag 81, Livro do Tao Te King, Lao-Tse


Sois Gratos!

sábado, 30 de agosto de 2014

Clássicos do Cinema em Nikity de Graça





Repassando : )



A partir de setembro, o Núcleo de Produção Digital de Niterói (NPD) dá início à sessão “Cine Clássico”, com exibição gratuita de filmes clássicos nacionais e internacionais nas quintas-feiras, sempre às 18h.






          No dia 4 de setembro, abrindo a sessão “Cine Clássico”, a exibição da versão restaurada e remasterizada digitalmente de “Deus e o Diabo na Terra do Sol”, obra-prima dirigida por Glauber Rocha, indicada à Palma de Ouro em Cannes e que completa 50 anos em 2014.



            Dia 11 é a vez de “Noivo Neurótico, Noiva Nervosa (Annie Hall)”, de Woody Allen. A comédia, de 1977, ganhou quatro categorias do Oscar: melhor filme, diretor, atriz e roteiro original.


           “Crepúsculo dos Deuses (Sunset Boulevard)” é a atração do dia 18. O filme, dirigido por Billy Wilder em 1950, ganhou o Globo de Ouro de melhor filme (drama), atriz e diretor.



            Fechando a programação do mês, no dia 25, será exibido “E La Nave Va”. O filme, dirigido pelo mestre Frederico Fellini em 1983. Um filme para nenhum cinéfilo perder de vista.


O Núcleo de Produção Digital de Niterói (NPD) fica localizado na rua Visconde de Uruguai, 300, centro de Niterói.



Por Thiago Mendes

terça-feira, 26 de agosto de 2014

BeatriXx



Breakfast on Pluto/ Internet



           O médico me interroga afirmando que tenho um Qi acima da média e dois pulmões inteiramente fudidos. Estou no topo da escada da Lapa pensando que não consigo ter sequer uma ideia para escrever.
_Você escreveu o que lhe pedi?
Respondo pra editora gostosa/amiga que há um bloqueio mental e capilar, meus cabelos não crescem mais. Sim, eles embranquecem cada dia mais.
Vejo alguns jovens, poucos travestis andando no meio da rua cheia de fumaça. A mesma que sai das minhas narinas. O mesmo nariz que ela tanto gostava...
_Reno, meu Jean Reno brazuca...
Minha péssima memória nunca consegue lembrar os remédios recomendados, nem o tema do conto, nem a senha do cartão... Preciso de cigarros...
Toda minha vida destruída por causa daquela piranha de nome sugestivo, Beatrix... Aquela que mastigou meu coração e deixou como o doutor disse.
_Largue o cigarro ou mais um ano.
Como se quisesse passar mais uma hora entre esses moleques da Lapa pseudointitulados boêmios.
Beatrix ainda anda junto dos excluídos, eu me incluo neles por mais alguns maços.
_ Você precisa ver um especialista e esquecer essa porra...
Minha amiga quer me dar conselhos onde quero sexo.
_ Já a larguei mais o conto nem comecei.
O médico fala de um coração fraco. Senhor ele foi roubado...
Um menino esbarra na minha perna...
Dilacerado...
Sexo, drogas, que você quer velhote??
Jogado fora...
Nada quero de você mais, Beatrix.
Beatrix me levou direto para o inferno, onde.
Ponto.
Preciso ver o médico...

Preciso ver minha editora.


Thiago Mendes

terça-feira, 29 de julho de 2014

Eduardo Coutinho






 Eduardo Coutinho Foto Eduardo Coutinho, foi um dos mais importantes nomes do documentário brasileiro.Teve uma formação que passou pelo cinema, teatro e jornalismo, tendo inclusive cursado a faculdade de Direito em São Paulo. Seu trabalho é caracterizado pela profundidade e sensibilidade com que aborda problemas e aspirações da grande maioria marginalizada, sejam camponeses diante de processos históricos “Cabra Marcado para Morrer”, moradores de um enorme condomínio de baixa classe média no Rio de Janeiro “Edifício Master” ou metalúrgicos que conviveram com o então sindicalista Luiz Inácio Lula da Silva: “Peões”.



A importância de Edifício Master



        Toda a obra de Eduardo Coutinho é bastante recomendada, para fãs do cinema brasileiro. Vamos dar um levante aqui para um filme importante: Edifício Master.




       "Edifício Master" (documentário de 2002) surgiu da idéia singela de filmar depoimentos de moradores de um prédio de apartamentos em Copacabana. Coutinho e sua equipe mantiveram-se durante três semanas dentro do edifício, literalmente morando lá, com a intenção de que ocorresse uma ambientação entre a equipe que produzia o documentário e os moradores. São relatos tão sinceros quanto dissimulados de personagens iludidos e desiludidos, os quais, pelas razões mais diversas, habitam no Edifício Master. convivem no dia-a-dia do prédio os esperançosos, os desamparados, os felizes, os tristes, os austeros, os desencanados, os talentosos, os ressentidos, enfim, nada diferente do que se poderia esperar numa comunidade de 500 pessoas. Os moradores do edifício são pessoas provenientes de diversos locais e origem, com idades diversas, e com diversas histórias de vida, mas habitando todas em um mesmo local. Estes mesmos moradores raramente se veem, ou nem sabem da existência um do outro."Edifício Master" é um documentário em que não há um assunto dominante. Os 37 depoimentos são tão despojados quanto possível, a diversidade é o assunto.




O cineasta Eduardo Coutinho, de 81 anos, foi assassinado a facadas no dia 2 de Janeiro, dentro de sua casa, no bairro da Lagoa, zona sul do Rio de Janeiro.


Disponibilizo aqui os torrents de "Edifício Master" & um documentário de 2013 sobre o diretor: "Eduardo Coutinho 7, de Outubro"


Fontes: 

Wikipédia.

Crítica de Humberto Pereira da Silva, professor de filosofia na Universidade São Judas Tadeu.



Por Thiago Mendes