sexta-feira, 9 de maio de 2014

Bruxas de Salém






      Entre 1550 a 1650 foi um período especialmente trágico para as mulheres, principalmente nas comunidades puritanas nos Estados Unidos. A paranóia e histeria fizeram com que milhares de mulheres fossem queimadas ou brutalmente assassinadas. Recentemente uma mulher foi linchada e acabou falecendo, aqui no Brasil por suspeitas de magia negra.


Os fatos


 O crime ocorreu no dia 3 de maio em Guarujá, segundo familiares a vítima – uma dona de casa de 31 anos – que sofria de transtorno bipolar foi confundida com uma suposta sequestradora praticante de magia demoníaca. Fotos da acusada foram parar numa página do Facebook. A vítima foi espancada por populares que acreditavam ser ela a mesma pessoa descrita na rede social. O crime foi filmado por celulares e postado no youtube.

Após o linchamento, os responsáveis pela página virtual foram ouvidos pela polícia e reafirmaram a história que a tal sequestradora de crianças em Guarujá tratava-se de boatos.






Bruxas


Na época de Salém os simples boatos de bruxaria foram suficientes para inúmeras mulheres irem à fogueira, será que retrocedemos até esta terrível época? Como tentar entender o caso de que as pessoas “acharam” que a mulher era uma bruxa, que sequestrava as crianças para usa-las em rituais demoníacos. Quanto tempo mais esse tipo de mentalidade vai reinar em nossos corações?






Meditando


Aqui faço algumas suposições, mesmo se fosse o caso de ser esta mulher a criminosa em questão, ela merecia isso? Essa mulher foi linchada, amarrada com fio, despojada de toda sua dignidade. Ela carregava uma bíblia com a foto de suas filhas... Nada disso parou a horda insana cheia de violência. Pessoas normais cometerem essa barbárie em nome de quem?  Deus? Bem quaisquer pessoas que tenha entendido os ensinamentos de Jesus ou soubesse dos de Buda nunca agiriam nesse sentido.

Mulheres queimadas no passado por boatos, e eis que hojendia ainda acontece estes casos, mesmo com redes sociais e todo o aparato cibernético. O que mudou? Pessoas que se sentiram no direito de serem justiceiros, e notaram que cometeram um homicídio. O que mudou?


Continuamos a queimar bruxas...


Imagens:  Morada Nerd


Fonte de apoioVoz da Rússia



Thiago Mendes

MudraSavra

Nenhum comentário:

Postar um comentário